
Unite d'Habitation
A Unité D’habitation de Marselha foi projetada em um momento onde havia uma grande necessidade de suprir o déficit habitacional causado pelo pós-guerra.
​
​
Conceituada como uma “cidade-jardim vertical”, a unidade de habitação possui 18 pavimentos, onde encontram-se mais de 300 apartamentos com 23 tipologias diferentes, contando também com um andar comercial, um terraço com clube, jardim de infância, ginásio e piscina rasa, além de um pequeno hotel e instalações médicas em seu interior.

O projeto é pautado na ideia de uma “cidade dentro da cidade”, um edifício autônomo que deveria se auto-sustentar, como um grande navio (analogia a qual também fazem referência os volumes na cobertura do edifício).
Le Corbusier buscou um ideal de organização a partir de um número adequado de pessoas em tamanhos adequados de unidades, um protótipo de vida ideal organizada dentro dessa comunidade limitada.
​
Uma crítica que pode-se pensar em relação a esse ideal é que não há no projeto uma ideia de resolução ou melhoria dos problemas da cidade, mas sim a criação de uma comunidade “utópica” que funcionaria dentro dessa cidade disfuncional.



A Unite d’Habitation localiza-se em um grande parque e suas fachadas laterais são direcionadas em leste-oeste, possibilitando a ventilação cruzada que compensa suas plantas longas e estreitas.
No corte urbano percebe-se que o edifício representa uma altura considerável na região, fator que acaba se camuflando pela horizontalidade de sua construção, quando o avaliamos de maneira isolada.
BibLiografia
Kroll, Andrew. "Clássicos da Arquitetura: Unite d' Habitation / Le Corbusier" [AD Classics: Unite d' Habitation / Le Corbusier] 14 Mar 2016. ArchDaily Brasil. (Trad. Souza, Eduardo) Acessado 22 Ago 2022. <https://www.archdaily.com.br/br/783522/classicos-da-arquitetura-unidade-de-habitacao-le-corbusier> ISSN 0719-8906
​
arquiteturismo 147.05 ensaio fotográfico: Unidade Habitacional de Marselha . Disponível em: <https://vitruvius.com.br/revistas/read/arquiteturismo/13.147/7398>. Acesso em: 22 ago. 2022.
​
GUERRA, A. drops 132.07 desenho: Mil curtidas para o professor Antonio Carlos Sant’Anna. Disponível em: <https://vitruvius.com.br/revistas/read/drops/19.132/7113>. Acesso em: 22 ago. 2022.
​